SBICafé
Biblioteca do Café

O comportamento dos consumidores de café: um desafio para ações mercadológicas

Show simple item record

dc.contributor.author Mario, Talestre Maria do Carmo pt_BR
dc.contributor.author Sette, Ricardo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Antonialli, Luiz Marcelo pt_BR
dc.contributor.author Luna, Rosemar Martins pt_BR
dc.contributor.author Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas pt_BR
dc.contributor.other Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.date 2003-10-08 10:59:13.327 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:44:20Z
dc.date.available 2015-01-14T13:44:20Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.identifier.citation Mário, Talestre Maria do Carmo; Sette, Ricardo de Souza; Antonialli, Luiz Marcelo; Luna, Rosemar Martins; Vilas Boas, Luis Henrique de Barros. O comportamento dos consumidores de café: um desafio para ações mercadológicas. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 382-383. pt_BR
dc.identifier.other 166689_Art437 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1536
dc.description Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003. pt_BR
dc.description.abstract Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, grande parte, à classe social "B", tendo como escolaridade o 2º grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social "C". Identificou-se que o consumidor não considerou relevante ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas. pt_BR
dc.description.sponsorship Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Café Marketing Consumidor Comportamento pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title O comportamento dos consumidores de café: um desafio para ações mercadológicas pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Sobre o SBICafé

Browse

My Account