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Programas de qualidade e sua influência nos indicadores de desempenho da indústria torrefadora de café da Região Sudeste do Brasil

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dc.contributor.advisor Gomes, Marília Fernandes Maciel pt_BR
dc.contributor.author Paula, Eduardo Vitor de pt_BR
dc.contributor.other Universidade Federal de Viçosa pt_BR
dc.date 2003-03-21 17:05:26.373 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:05:30Z
dc.date.available 2015-01-14T13:05:30Z
dc.date.issued 2002 pt_BR
dc.identifier.citation Paula, Eduardo Vitor de. Programas de qualidade e sua influência nos indicadores de desempenho da indústria torrefadora de café da Região Sudeste do Brasil. Viçosa : UFV, 2002. 99p. : il. (Dissertação - mestrado em Economia Aplicada) Orientador: Marília Fernandes Maciel Gomes T 663.934 P324p 2002 pt_BR
dc.identifier.other 171692 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/174
dc.description Dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Viçosa pt_BR
dc.description.abstract Objetivou-se, neste estudo, avaliar a influência dos programas de gestão de qualidade sobre os indicadores de desempenho econômico-financeiro da indústria torrefadora de café da Região Sudeste do Brasil, bem como analisar o comportamento dos custos de adoção desses programas, em termos gerais. Por meio da abordagem de Organização Industrial e da Teoria da Qualidade, foram avaliados indicadores de desempenho econômico-financeiro previamente selecionados e comuns a todas as empresas do setor. Os indicadores analisados foram a participação de mercado, a lucratividade, o faturamento bruto anual, a produtividade, o custo de produção e o retorno sobre os investimentos. As informações da amostra estudada foram obtidas por meio de questionários enviados às empresas de torrefação e moagem de café da Região Sudeste brasileira, perfazendo um total de 42 empresas. As empresas foram divididas em dois grupos (1 e 2). No Grupo 1, encontram-se as empresas não-adotantes de programas de gestão da qualidade e no Grupo 2, aquelas que adotam tais programas. Os resultados indicam que houve melhoria dos indicadores estudados à medida que os programas de qualidade avançaram na sua implantação, ou seja, as médias dos indicadores aumentaram em termos absolutos, com exceção da variável faturamento bruto anual. Foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon, a fim de estabelecer comparação entre as médias dos indicadores obtidas durante a implantação dos programas e no momento da pesquisa. O teste revelou que somente dois indicadores, participação de mercado e retorno sobre os investimentos, foram estatisticamente significativos. Procurou-se, também, comparar o comportamento dos indicadores de desempenho dos dois grupos de empresas durante os últimos três anos. Para essa comparação, as empresas do Grupo 2 apresentaram melhores médias absolutas para todos os indicadores estudados em relação às empresas do Grupo 1. Contudo, quando comparadas estatisticamente pelo teste não-paramétrico de Mann-Whitney com as médias do Grupo 1, nenhum indicador mostrou-se estatisticamente significativo. Na comparação do comportamento dos custos da qualidade das empresas do Grupo 2 em relação aos demais indicadores de desempenho, por meio da escala Likert, verificou-se que dois indicadores não apresentaram melhoria em relação aos custos da qualidade. Esses indicadores foram o faturamento bruto anual e o retorno sobre os investimentos. Conclui-se, com base neste estudo, que os programas de qualidade promoveram o efeito desejado sobre os indicadores de desempenho estudados, em termos absolutos. De certa forma, pode-se afirmar que a implantação de programas de qualidade influenciou, positivamente, os indicadores de desempenho das empresas estudadas. Apesar de um número ainda pequeno de torrefadoras utilizar os programas de qualidade, estes foram eficazes na melhoria dos indicadores, mostrando-se como estratégia competitiva viável para o setor torrefador. pt_BR
dc.description.abstract This study was carried out to evaluate the influence of the quality management programs upon indicators for the economic-financial performance of the coffee roasting industry on southeastern Brazil, as well as to generally evaluate the behavior of the costs in adopting these programs. By the approach of the Industrial Organization and the Quality Theory, an evaluation was performed for the indicators of the financial-economic performance, that were previously selected and common to all sectorial companies. The analyzed indicators were: the market participation, the profitability, the annual gross revenue, the productivity, the production cost and the return on investments. The information of the studied samples were obtained from questionnaires addressed to the coffee roasting and milling companies on southeastern Brazil, which totalize 42 companies. These companies were divided into two groups (1 and 2). Group 1 includes those companies not adopting the quality management programs, while group 2 includes those companies adopting these programs. According to the obtained results, the indicators were improved as the implantation of the quality management programs advanced, that is, on absolute terms the indicator averages increased, except for the annual gross revenue. The Wilcoxon no-parametric statistical test was not in order to compare the indicator averages obtained over the program implantation as well as when the research was performed. The test showed that only two indicators (market participation and return on investments) were statistically significant. It was also tried to comparing the behavior of the performance indicators in both company groups during the last 3 years. In this comparison, the companies pertaining to group 2 presented a better absolute average for all studied indicators relative to the companies pertaining to group 1. However, when these averages were statistically compared to those of group 1 by the Mann-Whitney’ no-parametric test, no indicator showed to be statistically significant. When comparing the behavior of the quality costs in the companies pertaining to group 2 in relation to the other performance indicators, by using the Likert scale, it was verified that only two indicators showed no improvement for the quality costs. These indicators were the annual gross revenue and the return on investments. So, it may be concluded that, on absolute terms, the quality programs promoted the desired effect on the studied performance indicators. Thus, the implantation of the quality programs had a positive influence on the performance indicators of the studied companies. Although a low number of roasting industries have used them, the quality programs were effective in improving the indicators, since they showed to be a competitive strategy for the roasting sector. en
dc.description.sponsorship Universidade Federal de Viçosa pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa pt_BR
dc.subject Café Torrefação Indústria Desempenho Aspectos econômicos Custo de qualidade pt_BR
dc.subject Coffee Roasting industry Performance Economic aspects Quality costs en
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Programas de qualidade e sua influência nos indicadores de desempenho da indústria torrefadora de café da Região Sudeste do Brasil pt_BR
dc.title Quality programs and their influence upon performance of the coffee roasting industry on southeastern Brazil en
dc.title.alternative Quality programs and their influence upon performance of the coffee roasting industry on southeastern Brazil en
dc.type Dissertação pt_BR

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