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Transporte marítimo do café crú beneficiado: monitoramento da umidade (% BU), umidade relativa e temperatura do café transportado em conteineres, visando a prevenção da contaminação por fungos e perda da qualidade

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dc.contributor.author Cabrera, Héctor Abel Palacios pt_BR
dc.contributor.author Taniwaki, Marta Hiromi pt_BR
dc.contributor.author Iamanaka, Beatriz Thie pt_BR
dc.contributor.author Menezes, Hilary Castle de pt_BR
dc.contributor.author Teixeira, Aldir Alves pt_BR
dc.contributor.author Canepa, Frederico pt_BR
dc.contributor.author Leme, Plínio Tadeu Zenker pt_BR
dc.contributor.author Carvalhaes, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Santi, Domenico pt_BR
dc.contributor.other Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.date 2003-09-03 11:33:15.373 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:44:55Z
dc.date.available 2015-01-14T13:44:55Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.identifier.citation Palacios, Héctor A. C.; Taniwaki, Marta H.; Iamanaka, Beatriz T.; Menezes, Hilary C.; Teixeira, Aldir A.; Canepa, Frederico; Leme, Plinio Tadeu Zenker; Carvalhaes, Nelson; Santi, Domenico. Transporte marítimo do café crú beneficiado: monitoramento da umidade (% BU, umidade relativa e temperatura do café transportado em conteineres, visando a prevenção da contaminação por fungos e perda da qualidade. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil e Workshop Internacional de Café & Saúde, (3. : 2003 : Porto Seguro). Anais. Brasília, DF : Embrapa Café, 2003. (447p.), p. 185. pt_BR
dc.identifier.other 166689_Art176 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1814
dc.description Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003. pt_BR
dc.description.abstract O transporte marítimo do café ocorre normalmente entre os meses de setembro a janeiro e põe em contraste, o verão do hemisfério sul com o inverno do hemisfério norte. Como conseqüência, ocorrem drásticas oscilações de temperatura durante o trajeto, provocando a condensação dentro dos contêineres. No presente trabalho foram monitorados 3 contêineres reais de café, numa rota normal de Santos (Brasil) até Livorno (Itália). Os contêineres foram colocados em diferentes posições dentro de um navio cargueiro. Foram monitoradas quatro regiões do centro do contêiner: espaço livre, região superior, região central e região inferior. Nas três últimas regiões, foram colocados sensores de umidade relativa e temperatura no centro das sacas de café. Determinações de umidade do grão em cada região foram feitas no inicio e no final do trajeto. Paralelamente foram colocados três contêineres protótipos ao lado de cada contêiner real. O objetivo de monitorar os contêineres protótipos foi a de comparar uma região vertical do contêiner real equivalente às dimensões do protótipo, visando obter resultados similares ou que demonstrem uma mesma tendência com relação à umidade relativa e temperatura no interior do contêiner. Foi observado um aumento de umidade do grão entre 2-3% durante a viagem, observou-se uma condensação, principalmente no contêiner transportado no porão do navio. A influência da umidade relativa externa foi aparentemente diluída pela densidade da carga (aproximadamente 20 toneladas por contêiner) e também pela boa vedação dos contêineres. Sendo assim, a umidade relativa do espaço livre, a oscilação da temperatura e a condensação foram os fatores responsáveis pelo aumento de umidade em algumas regiões da carga. As oscilações de temperatura e umidade relativa dentro do espaço livre da carga variaram entre 7 e 37° C e entre 46 e 88% UR respectivamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Café Transporte maritimo Umidade pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Colheita, pós-colheita e armazenamento pt_BR
dc.title Transporte marítimo do café crú beneficiado: monitoramento da umidade (% BU), umidade relativa e temperatura do café transportado em conteineres, visando a prevenção da contaminação por fungos e perda da qualidade pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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