Abstract:
Brevipalpus phoenicis está amplamente distribuído por todo o mundo, infestando um número significativo de espécies vegetais. O presente trabalho teve por objetivo conhecer a dinâmica populacional de B. phoenicis para as condições do município de Vitória da Conquista, BA, em cafeeiro (Coffea arabica L.). Este ácaro é responsável pela transmissão da mancha anular, uma doença de etiologia viral, que pode ocasionar perdas quantitativas e qualitativas. A área experimental é constituída por 50 plantas de cafeeiro da variedade Catucaí, com altura em torno de 1,70 m e idade aproximada de seis anos, plantadas no espaçamento de 1,0 x 3,5 metros. Foram realizadas 29 amostragens, em intervalos quinzenais, durante o período de agosto de 2001 a setembro de 2002, coletando-se 12 folhas, 5 ramos e 20 frutos por planta, em 10 plantas ao acaso das 50 que compunham a área útil do experimento. O material coletado foi acondicionado em sacos de papel, identificado e transportado ao Laboratório de Entomologia da UESB. Neste, o material foi mantido em uma câmara climatizada tipo B.O D., com ajuste de temperatura de 12° C, até o momento da contagem, feita com auxílio de um microscópio estereoscópio, observando-se as amostras (folhas, ramos e frutos) na sua totalidade. Procedeu-se à contagem de ovos e ácaros de B. phoenicis, sem distinção das fases do seu desenvolvimento pós-embrionário. Os dados metereológicos precipitação pluviométrica, umidade relativa do ar e temperatura foram obtidos na Estação Metereológica da UESB, situada no mesmo Campus da área experimental. Para verificar a influência da precipitação pluviométrica, temperaturas máxima e mínima e umidade relativa do ar, utilizou-se a análise
de regressão, de acordo com o modelo linear. Foram calculadas regressões para 5, 10 e 15 dias antes de cada avaliação da população de B. phoenicis. O programa estatístico utilizado para a realização das análises foi o SAEG, versão 4.0, procedimento REGRAMID1. B. phoenicis ocorre em cafeeiro durante todo o ano. Ocorrem picos populacionais principais de B. phoenicis nos meses de março e abril. Foi constatada a influência significativa da precipitação aos 5, 10 e 15 dias no número de ovos e ácaros de B. phoenicis. A temperatura máxima influencia positivamente no número de ovos de B. phoenicis também aos 5, 10 e 15 dias.
Description:
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.