Abstract:
O zinco destaca-se como um dos micronutrientes mais limitantes para o cafeeiro. Seu suprimento via solo, na maioria das vezes apresenta baixa eficiência, devido a sua interação com a fração argila de solos intemperizados como os latossolos. O fornecimento via foliar é também pouco eficiente devido à baixa mobilidade do Zn no floema do cafeeiro, a qual leva à necessidade de várias pulverizações anuais. Em regiões montanhosas, e em sistemas adensados as dificuldades de aplicação tornam o problema ainda maior. Assim sendo, o presente trabalho tem por objetivo verificar a viabilidade do suprimento do Zn via injeções sólidas no tronco do cafeeiro, a exemplo do que é feito para suprir Fe a macieiras e pereiras cultivadas em solos calcáreos. Para alcançar esse objetivo foi instalado um experimento preliminar em um talhão de cerca de 0,5 ha, com plantas deficientes em Zn e de aspecto homogêneo, em área experimental da UFV. A área escolhida consta de híbridos Catuaí x Catimor plantados em espaçamento de 3x1 e com 11 anos de idade. Os tratamentos compuseram-se de testemunha (sem fornecimento de Zn), pulverização foliar com Zn SO 4 a 0,4% e KCl a 0,5% e introdução de uma cápsula de 1,77 g contendo sais de Zn na base do tronco das plantas. Cada tratamento contou com 10 repetições, tendo sido as parcelas dispostas na área por sorteio, em delineamento experimental inteiramente ao acaso. As parcelas experimentais constaram de 12 plantas, as duas centrais úteis. Determinaram-se as concentrações de Zn total e Zn ativo em folhas jovens, com mais de 3,5 cm de comprimento, coletadas em ramos produtivos no momento da aplicação dos tratamentos e um mês após. Na segunda avaliação tomaram-se
também o conteúdo de Zn total e Zn ativo por folha. Os dados obtidos foram submetidos à análise da variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. Os resultados preliminares obtidos permitem verificar que o uso de injeções sólidas em troncos parece ser uma forma promissora de correção da carência de Zn em cafeeiros, resultando em concentrações de Zn ativo semelhantes às obtidas em plantas pulverizadas, um mês após a aplicação.
Description:
Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (3. : 2003 : Porto Seguro, BA). Resumos. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2003.