SBICafé
Biblioteca do Café

Características demográficas dos consumidores e a intenção de compra de café orgânico

Show simple item record

dc.contributor.author Lucia, Suzana Maria Della pt_BR
dc.contributor.author Minim, Valéria Paula Rodrigues pt_BR
dc.contributor.author Silva, Carlos Henrique Osorio pt_BR
dc.contributor.author Minim, Luis Antonio pt_BR
dc.contributor.author Castro, Wellington de Freitas pt_BR
dc.contributor.other Embrapa - Café pt_BR
dc.date 2007-08-27 16:17:35.92 pt_BR
dc.date.accessioned 2015-01-14T13:45:44Z
dc.date.available 2015-01-14T13:45:44Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.identifier.citation Della Lucia, Suzana M.; Minim, Valéria P. R.; Silva, Carlos H. O.; Minim, Luis A.; Castro, Wellington de F. Características demográficas dos consumidores e a intenção de compra de café orgânico. In: Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (4. : Londrina, PR : 2005). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa - Café, 2005. (1 CD-ROM), 5p. pt_BR
dc.identifier.other 166733_Art218 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/1883
dc.description Trabalho apresentado no Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil (4. : 2005 : Londrina, PR). Anais. Brasília, D.F. : Embrapa Café, 2005. pt_BR
dc.description.abstract A embalagem possui um papel fundamental na escolha do produto, representando o primeiro contato entre este e o consumidor. Dessa maneira, foi realizado o estudo de intenção de compra de embalagens de café orgânico por 144 consumidores, por meio da técnica conjoint analysis, obtendo-se, também, informações demográficas dos participantes. As embalagens de café orgânico foram elaboradas variando-se quatro fatores nela contidos: a cor, o preço do produto, a marca do café e as informações explicativas sobre produtos orgânicos. Quatro grupos formados por consumidores com comportamento de compra semelhante foram estudados. Não foi observada uma relação entre o comportamento de compra e o sexo, a idade e o grau de instrução dos consumidores, a qual pudesse caracterizar cada grupo distinto formado pelos participantes. A renda familiar mensal foi uma característica que pareceu estar relacionada ao comportamento de compra: consumidores em faixas de renda inferiores atribuíram maior importância ao preço e consumidores em faixas de renda superiores foram mais influenciados pela cor da embalagem durante a compra do café orgânico. pt_BR
dc.description.abstract Packaging has a fundamental role on product choice, representing the first contact between product and consumer. This study of purchase intention of organic coffee packaging was accomplished by 144 consumers, through conjoint analysis technique; the participants’ demographic information was also obtained. Organic coffee packagings were elaborated with the manipulation of four attributes: package background color, price of product, coffee brand name and explanatory information on organic products. Four groups formed by consumers with similar purchase behavior were studied. There was no relationship among purchase behavior and sex, age and degree of the consumers' instruction that could characterize each different group formed by the participants. The monthly family income was a characteristic that seemed to be related to purchase behavior: consumers in groups of lower income attributed larger importance to the price of product and consumers in groups of higher income were more influenced by the package background color during the purchase of organic coffee. en
dc.description.sponsorship Embrapa - Café pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Café orgânico Embalagem Conjoint analysis Intenção de compra Consumidor pt_BR
dc.subject Organic coffee Package Conjoint analysis Purchase intention Consumer en
dc.subject.classification Industrialização e Qualidade do Café pt_BR
dc.title Características demográficas dos consumidores e a intenção de compra de café orgânico pt_BR
dc.title [Consumers’ demographic characteristics and purchase intention of organic coffee] en
dc.title.alternative [Consumers’ demographic characteristics and purchase intention of organic coffee] en
dc.type Artigo pt_BR

Files in this item

Files Size Format View
166733_Art218f.pdf 252.5Kb application/pdf View/Open ou Pre-visualizar

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Sobre o SBICafé

Browse

My Account