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A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa

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dc.contributor.author Araújo, Uajará Pessoa
dc.contributor.author Antonialli, Luiz Marcelo
dc.contributor.author Guerrini, Fábio Muller
dc.contributor.author Oliveira, Renato Ferreira de
dc.date.accessioned 2022-04-28T19:56:07Z
dc.date.available 2022-04-28T19:56:07Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation ARAÚJO, U. P. et al. A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 4, p. 670-688, jul./ago. 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-7849
dc.identifier.uri https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000400007 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/13485
dc.description.abstract Esta investigação investigou o papel da percepção, seus condicionantes e seus efeitos na lógica da ação dos pesquisadores na formação de parcerias, no âmbito da rede subjacente ao Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. Abalizado pela teoria institucional e pela teoria de redes, partiu-se da suposição de que a percepção dos agentes (sobre a sua posição/localização estrutural, os recursos disponíveis e a dinâmica de apropriação de recursos da rede) é significativa à medida que seria fator condicionante da estratégia de inserção dos pesquisadores na sua rede colaborativa. No estudo, recorreu-se: (a) à análise de conteúdo em entrevistas com pesquisadores; (b) à análise sociométrica de coautorias em artigos; (c) à análise sociométrica da escolha preferencial entre pesquisadores do café; (d) à análise multivariada de um banco de dados de subprojetos do Consórcio e de respostas a uma survey submetida aos responsáveis pelos subprojetos. Os resultados assinalam que o posicionamento estrutural do agente, ainda que relevante, não condiciona a percepção dos agentes e isso pode ter implicações nas suas estratégias de ação. Conjuminada a essa indicação, foi possível identificar um grupo de regularidades e lógicas de ação incidentes no conjunto de cientistas pesquisados. Seria nesse campo que o pesquisador praticaria a sua agência: onde monitora e percebe os recursos e as limitações da rede, se insere e aos colegas e mobiliza parcerias. pt_BR
dc.format pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração pt_BR
dc.relation.ispartofseries Revista de Administração Contemporânea;v.15, n.4, 2011
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Redes colaborativas pt_BR
dc.subject Consórcio de pesquisa pt_BR
dc.subject Gestão de P&D pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Extensão e inovação pt_BR
dc.title A percepção e as estratégias de ação do pesquisador de café em sua rede colaborativa pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

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Revista de Admi ... n. 4_p. 670 - 688_2011.pdf 117.9Kb application/pdf Visualizar/Abrir ou Pre-visualizar

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