SBICafé
Biblioteca do Café

Estratégia na cadeia produtiva do café no norte pioneiro do Paraná: Competição, colaboração e conteúdo estratégico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bronzeri, Márcia de Souza
dc.contributor.author Bulgacov, Sérgio
dc.date.accessioned 2019-01-23T10:31:44Z
dc.date.available 2019-01-23T10:31:44Z
dc.date.issued 2014-01
dc.identifier.citation BRONZERI, M. S.; BULGACOV, S. Estratégia na cadeia produtiva do café no norte pioneiro do Paraná: Competição, colaboração e conteúdo estratégico. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 16, n. 1, p. 77-91, jan./mar. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-6890
dc.identifier.uri http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/785 pt_BR
dc.identifier.uri http://www.sbicafe.ufv.br/handle/123456789/11078
dc.description.abstract Objetiva-se com esta pesquisa caracterizar as estratégias competitivas e colaborativas adotadas por empresas e produtores rurais da cadeia produtiva do café, no Norte Pioneiro do Paraná, e seus efeitos sobre o conteúdo estratégico, tendo como referência as estratégias genéricas de Porter, a matriz produto/mercado de Ansoff e as abordagens sobre conteúdo estratégico. A pesquisa foi realizada por meio de estudo múltiplo de casos, em multinível, de maneira descritiva e interpretativa pelo método qualitativo. Os dados primários foram obtidos por meio de entrevistas com quinze produtores rurais, três torrefadoras e uma indústria de café solúvel. Os resultados, apresentados por segmento, apontam para estratégias de penetração de mercado, por meio da predominância de estratégias de liderança no custo total que conferem, nos melhores casos, vantagem competitiva temporária. Poucos casos de diferenciação têm sugerido uma vantagem competitiva sustentável. Assim, o posicionamento estratégico presente na maioria dos participantes da cadeia é o de penetração de mercado e, mesmo em casos de diversificação, essa está atrelada à estratégia de liderança no custo total. Verificou- se a inexistência de integração e colaboração na cadeia produtiva, principalmente devido à falta de consciência sobre suas possibilidades. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to characterize the competitive and collaborative strategies adopted by companies and farmers in the coffee production chain in the Pioneer North of Paraná State and their effects on strategic content, with Porter’s Generic Strategies, Ansoff’s Product/Market Matrix and approaches to strategic content as a reference. The research took the form as a descriptive and interpretative multi-level multiple case study, using the qualitative method. The primary data were obtained through interviews with fifteen farmers, three coffee roasting companies and a soluble coffee industry. The results, presented by segment, identify strategies of market penetrating, through the predominance of cost leadership strategies that provide a temporary competitive edge in the best cases. Few cases of differentiation have suggested a sustainable competitive advantage. Therefore, the strategic position present in most participants in the chain is one of market penetration and, even in diversification cases, this is linked to cost leadership strategy. There was no integration and collaboration in the production chain. This was mainly due to lack of awareness of their possibilities. pt_BR
dc.format pdf pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Lavras pt_BR
dc.relation.ispartofseries Organizações Rurais & Agroindustriais;v. 16, n. 1, p. 77-91, 2014;
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Estratégias competitivas pt_BR
dc.subject Estratégias colaborativas pt_BR
dc.subject Conteúdo estratégico pt_BR
dc.subject.classification Cafeicultura::Economia e política agrícola pt_BR
dc.title Estratégia na cadeia produtiva do café no norte pioneiro do Paraná: Competição, colaboração e conteúdo estratégico pt_BR
dc.title Supply Chain Strategies of the Coffee in the Pioneer North of Paraná: Competition, Collaboration, and Strategic Content pt_BR
dc.type Artigo pt_BR

Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Organizações Ru ... ais_v16_n1_p77-91_2014.pdf 426.4Kb application/pdf Visualizar/Abrir ou Pre-visualizar

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar em toda a Biblioteca


Sobre o SBICafé

Navegar

Minha conta